segunda-feira, 6 de julho de 2015

Por quê golfinho?


Por Aline dos Reis e Jociele Muller

No dia 21 de março de 2003 o Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas – CONFERP escolhe o Golfinho Rotador como símbolo dos profissionais de Relações Públicas no Brasil.
Mas por que um golfinho?
De acordo com informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Animais - IBAMA, o Golfinho Rotador é conhecido como uma das espécies mais comunicativa e sociável dos mamíferos. Tem um comportamento social bastante complexo, apresenta dois sistemas de comunicação: o oral e o aéreo.
O aéreo é compostas por batidas e saltos com partes do corpo na superfície da água. Estas batidas produzem turbulências bastantes características quando o animal retorna a água, os movimentos aéreos mostram o comportamento dos grupos e estão relacionados ao ciclo dos golfinhos. Por não possuírem cordas vocais sua comunicação oral é reproduzida através de sons, assobios e cliques, sendo o ultimo associado a um tipo de código Morse.
Sendo o golfinho o ícone da profissão de Relações Públicas, esta representação se dá pelo perfil destes profissionais comportarem facilidade de comunicação, trabalho em equipe e criatividade, tem iniciativa e são ágeis. Assim como os golfinhos possuem uma facilidade de comunicação e são expert em estratégias, porém em âmbitos diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário